ROBÔ AMBIENTAL HÍBRIDO

A extração, beneficiamento e posterior transporte de hidrocarbonetos na Amazônia sempre receberam atenção especial da PETROBRAS e do seu centro de Pesquisas e Desenvolvimento - CENPES, de forma a preservar o meio ambiente e evitar possíveis impactos causados por suas atividades. As características hidrológicas e climáticas da Região Amazônica Brasileira determinam diferentes cenários ao longo dos trajetos onde é preciso instalar dutos de escoamento e distribuição de petróleo e derivados, o que tem se configurado como uma tarefa das mais desafiadoras. 

Ao longo dos trabalhos de desenvolvimento, testes de laboratório e de ambientação, bem como em conversas e troca de idéias, seja com moradores ribeirinhos, seja com profissionais de Centros de Excelência de região, uma nova perspectiva está sendo forjada: Os Robôs Ambientais Híbridos. Veículos tripulados,semi-autônomos ou teleoperados que podem se deslocar nos mais diferentes cenários amazônicos. Idealizados segundo os preceitos de simplicidade, inovação e adequação, tais robôs irão auxiliar as atividades da PETROBRAS na Região Amazônica, monitorando locais inacessíveis à presença humana e, consequentemente, pouco conhecidos e estudados.

Em função disso, vários estudos e projetos específicos vêm sendo desenvolvidos, para áreas alagáveis e de difícil acesso, como as afetadas pelos períodos de cheia do Rio Solimões, quando as águas podem subir até 15 metros, inundando quilômetros de suas margens. Acreditamos que o sucesso desta empreitada passa, obrigatoriamente, por um trabalho embebido em profundo respeito a tudo da região, onde nossos comportamentos e atitudes devem estar revestidos de humildade diante da natureza e de todos que lá habitam representando culturas desde tempos imemoriais.

Estamos diante de um novo conceito de transporte de pessoas ou carga na região. O projeto apresenta potencial para ir além do monitoramento ambiental, ou da mera aplicação industrial. Em modo operado pelo homem ou teleoperado a distância, ribeirinhos ou pesquisadores brasileiros terão esta opção para deslocamentos, seja para seu dia a dia ou estudos científicos. Entendemos que deste modo poderemos somar no esforço crescente de incorporar e integrar, de modo definitivo, ao Brasil, tão estratégica, bela e cobiçada região de nosso país.

© ATIVA Tecnologia e Desenvolvimento - ATIVATEC | Tecnologia Submarina | 2019 | Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Robo3